terça-feira, 24 de novembro de 2009

Prefeitura acompanha reivindicação de agricultores em Porto Velho

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra/RO, Carlino Lima recebeu na tarde dessa segunda-feira, 23, uma comissão de pequenos agricultores, sindicalistas, lideranças comunitárias e secretários estaduais e municipais para tratar de soluções para as estradas de acesso a vários ramais e assentamentos locais.

O motivo principal da reunião foi para reivindicar soluções para as condições de manutenção das estradas vicinais, construção de pontes e de bueiros, que estão na responsabilidade do Estado e do Município e ainda questões de saúde e educação. As principais localidades em pauta são as que ficam a margem esquerda do Rio Madeira, como os ramais Maravilha, Niterói, Jatuarana e o assentamento Joana D’arc.

Pela prefeitura estiveram presentes os secretários municipais Marcelo Fernandes (Semob); Sérgio Pacífico (Sempla); a secretária Josélia Saraiva (Semagric) e os adjuntos Luis Eduardo (Semusa), Maria de Fátima (Semed) e a coordenadora de estradas rurais, Regina Maria (Semob).

A reunião foi realizada depois do bloqueio na BR 319, no bairro Balsa ocorrido na manhã desta segunda feira, 23. Foi formada uma comissão de agricultores que cobraram dos representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia - DER, soluções imediatas para que as centenas de famílias que residem nas localidades possam usar as estradas, para escoar a produção, irem às escolas, trabalharem e chegarem em Porto Velho dentro do tempo hábil para cumprir com os compromissos e ter acesso a mais saúde e educação.

Entre estas estradas estão cerca de 23 quilômetros que precisam de manutenção imediata, as Rodovias Estaduais 066, 055 e outras. Também foi cobrado do DER, que fossem cascalhadas as vias e não apenas patroladas. Segundo o que ficou acertado entre o Estado, a comissão e o superintendente do Incra, é que a partir de hoje, 24, as máquinas do DER devem iniciar as obras.

Semob

A Secretaria Municipal de Obras, através da coordenadoria municipal de estradas rurais, foi questionada sobre 26 quilômetros dentro do Joana D’arc. De acordo com a coordenadora Regina Maria, “a prefeitura está fazendo além do conveniado com o Incra desde 2005. Já cumprimos com a maioria do que foi determinado pelo convênio, e mesmo assim, recebemos parcialmente os recursos via Incra para a execução dos serviços, mas até o final do ano vamos terminar nossa parte”, explicou.

Outra dificuldade para continuar a execução das obras na área do município foi o fechamento inesperado da balsa que impediu que as máquinas da prefeitura, que já estavam à caminho, seguissem viajem para as localidades. Várias pontes já foram recuperadas, inclusive, alguns pontilhões foram substituídos por bueiros, que suportam melhor o intenso trânsito de caminhões, principalmente os madeireiros.

Para executar novas pontes a Semob buscou parcerias com os donos de madeireiras pedindo que fornecessem madeiras para a confecção de novas pontes. Parte do material foi conseguida, mas nem todos os madeireiros ficaram sensibilizados com a causa e por isso não colaboraram, apesar de usarem intensamente as estradas. Mesmo assim a prefeitura está levando madeira de lugares distantes para aquela região, para não deixar de assistir aos moradores.

O secretário municipal de obras, Marcelo Fernandes, destacou que, “as nossas equipes estão trabalhando dentro de outras frentes e que assim que terminarem, vão começar os serviços nas linhas C10 e C25, mas somente poderá entregar os serviços até o final do ano”, disse.

Marcelo lembrou também que o município tem mais de 3 mil e 800 quilômetros de estradas vicinais, e que não é possível fazer mais do que mil quilômetros por ano. Mas, a prefeitura espera pelas compensações da construção das usinas do Madeira, “acreditamos que cerca de 500 novos quilômetros devem ser executados via compensação”, ressaltou o secretário.

Educação e Saúde

A comissão também questionou sobre serviços da prefeitura nas áreas da educação e saúde. A secretária adjunta, Maria de Fátima, lembrou que foram construídas escolas novas, outras foram reformadas e ampliadas. A comissão pediu a construção de uma quadra de esportes, que mesmo não sendo um compromisso da Semed, Maria de Fátima levou o pedido à secretaria municipal competente.

O transporte escolar foi questionado porque tem havido algumas dificuldades no cumprimento dos horários. “Temos cinco ônibus escolares, e vamos colocar mais um e também mais uma voadeira para o transporte de alunos daquela região”, explicou Maria de Fátima.

O secretário adjunto de saúde, Luis Eduardo Maiorquin, foi questionado sobre a construção de um posto avançado na região que havia sido solicitado no início do ano. “Dependemos da liberação de uma área. O projeto já foi aprovado pelo Governo Federal, que inclusive liberou verbas para a compra de equipamentos, mas, não liberou para adquirir a área, e dependemos disto para iniciar a construção de um posto Tipo 3, que é o ideal para a região”, esclareceu Luis Eduardo.

O superintendente do Incra Carlino Lima, informou que realmente a área não foi liberada, pois não está mais nas mãos do Incra e sim do Programa Terra Legal, “o Incra só libera áreas para agropecuária, ou seja, para o assentamento de famílias. O processo que estava iniciado por aqui, foi arquivado e a Prefeitura deverá fazer novo pedido através do Programa Terra Legal”, detalhou Carlino Lima.(Rondonotícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário