quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Revista alemã chama Lula de "pai dos pobres" e atribui a presidente "milagre econômico"

Artigo publicado ontem na revista "Der Spiegel", da Alemanha, afirma que o Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e o povo reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o título "Pai dos Pobres provocou milagre econômico no Brasil", o artigo diz que Lula está em uma missão para tornar o país uma das cinco maiores economias mundiais através de reformas, projetos gigantescos de infraestrutura e explorando vastas reservas de petróleo.

O texto relata ainda a espera de Elizete Piauí pelo presidente em Barra, uma pequena cidade do sertão do Nordeste do Brasil. "Ele ainda é um de nós", diz ela, "porque ele é o pai dos pobres".

Segundo o artigo, o Brasil já foi chamado de "Belindia", termo cunhado por um empresário que via o país como um cruzamento de Bélgica e Índia, local de riqueza europeia e pobreza asiática, onde a diferença entre ricos e pobres parecia intransponível.

Lula foi o primeiro a construir uma ponte entre esses dois "Brasis", diz o texto. Agora ele é tanto o queridinho dos banqueiros quanto o ídolo dos pobres. Com o chamado presidente operário à frente, o Brasil atrai investidores do mundo todo.

O artigo informa ainda que o presidente Lula tem bons motivos para estourar de autoconfiança. O presidente americano, Barack Obama, e o francês, Nicolas Sarkozy, o cortejam, enquanto "Wall Street" praticamente o idolatra. Ele é até mesmo objeto de um filme, "Lula, o Filho do Brasil".

De acordo com o texto, o Brasil celebra a fama do presidente que, menos de sete anos após assumir o cargo, desfruta de uma taxa de aprovação de 80%. A oposição por pouco não desapareceu e o Congresso se tornou submisso. Lula conduz o país como um patriarca, tanto que seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, já o acusa de "autoritarismo" e alerta que o Brasil está no caminho do capitalismo de Estado.

Sob sua liderança, diz o artigo, milhões de brasileiros se juntaram à classe média. A prova da ascensão social está em toda parte: nos shopping centers do Rio e de São Paulo, lotados com famílias dos subúrbios, ou em aeroportos, onde jovens mães aguardam no balcão de check-in, esperando para entrarem em um avião pela primeira vez em suas vidas. "A falha entre ricos e pobres está começando a se fechar", disse o economista Ricardo Paes de Barros.

O texto afirma ainda que a chave para o que é provavelmente a maior redistribuição de riqueza na história do Brasil é o programa social Bolsa Família, pelo qual qualquer mãe passando necessidade que puder provar que seus filhos vão à escola recebe até R$ 200 por mês do governo. Pode não parecer muito à primeira vista, mas esse subsídio do governo ajuda milhões de pessoas a sobreviver no Nordeste do Brasil. (Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário